
Comportamento inadequado de estrangeiro em cemitério japonês leva a investigação policial e alerta da embaixada australiana (imagem ilustrativa/PM)
Um vídeo mostrando um estrangeiro desrespeitando um cemitério no Japão gerou críticas generalizadas nas redes sociais e levou a embaixada australiana em Tóquio a emitir um raro aviso.
As imagens, postadas online no dia 4 de agosto, mostram um visitante australiano percorrendo um cemitério em Fujikawaguchiko (Yamanashi).
Segurando uma lata de bebida alcoólica deixada como oferenda, ele a consumiu antes de jogar a lata vazia contra uma lápide em uma simulada saudação de “brinde”.
Artigos relacionados
Falando no vídeo, o homem comentou: “Se você morreu com raiva, que tenha a sua vingança”.
Outros vídeos postados em dias diferentes revelaram mais comportamentos inadequados
O australiano foi visto girando um sotoba (tábuas colocadas para honrar os mortos), em outros momentos empunhando o que parecia ser uma arma de brinquedo e até mesmo tocando uma figura de coelho considerada uma oferenda.
Apesar das crescentes críticas online, o homem não demonstrou arrependimento, afirmando: “O que fiz no cemitério está sendo amplamente comentado, mas não me importo nem um pouco. Na verdade, gosto do vídeo”.
Os vídeos também capturaram outros comportamentos imprudentes, incluindo o homem subindo na grade de uma ponte e mergulhando no Lago Kawaguchi, uma acrobacia que poderia facilmente ter causado um acidente.
Os atos poderiam acarretar penalidades sérias
De acordo com o advogado Koji Mizokami, do Escritório de Advocacia Hashimoto Sogo, os atos poderiam acarretar penalidades sérias.
“Consumir oferendas pode ser tratado como furto, punível com até 10 anos de prisão ou uma multa de até ¥500 mil. Danificar um sotoba pode resultar em até três anos atrás das grades ou uma multa de até ¥300 mil”.
A polícia confirmou que está ciente dos vídeos que circulam online e está prosseguindo com as investigações necessárias.
A embaixada australiana, em comunicado à imprensa, disse ter pedido que os visitantes respeitem as leis e costumes japoneses. “Incidentes como este estão aumentando e, com base em uma avaliação abrangente, decidimos emitir este aviso”.
Fonte: FNN







