
Após confirmação de gripe aviária, Japão sacrifica aves e teme escalada nos preços dos ovos (imagem ilustrativa/PM)
As preocupações com um aumento nos preços dos ovos estão crescendo no Japão após a confirmação do primeiro caso deste ano de gripe aviária altamente patogênica em uma granja do país na quarta-feira (22).
Os preços dos ovos estão se aproximando de uma alta recorde e uma nova elevação seria possível se as infecções se espalharem e o fornecimento de ovos diminuir como consequência.
O primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica desta temporada foi confirmado em uma granja na cidade de Shiraoi (Hokkaido). Cerca de 459 mil galinhas poedeiras na granja serão sacrificadas para prevenir infecções futuras.
Artigos relacionados
Os preços no atacado permanecem altos após aumentarem devido a um grande surto de gripe aviária na última temporada, chegando a ¥325 por quilograma de ovos médios em Tóquio na quarta-feira, aproximando-se do recorde atual de ¥350 marcado na primavera de 2023, de acordo com a JA Zen-Noh Tamago Co.
Um surto significativo de gripe aviária atingiu o país na temporada do outono de 2022 à primavera de 2023.
O número de galinhas poedeiras sacrificadas na época alcançou um recorde de cerca de 16,54 milhões, causando escassez de oferta de ovos e uma subida nos preços em um fenômeno conhecido como “egg shock”.
Fonte: NP







