
Termômetro marca acima de 30ºC (PM)
No sábado (4), o Japão registrou um dos seus dias mais frescos da temporada nas regiões Kinki, Tokai e Hokuriku. A temperatura caiu significativamente, necessitando de roupas de manga longa mesmo durante o dia em Kanto.
Porém, a mudança climática está fazendo com que as temperaturas variem bastante nos próximos dias. Até as 15h de domingo (5), 127 localidades, que correspondem a mais de 10% dos 900 pontos de observação no Japão, registraram temperaturas de 30°C ou mais, principalmente em Okinawa, Amami e o lado do Pacífico do oeste do Japão.
O lado do Pacífico do oeste do Japão experimentou um calor elevado, com várias localidades registrando temperaturas acima de 30°C. Muitos desses lugares alcançaram recordes históricos de temperatura para o mês de outubro.
Artigos relacionados
Os pontos de maior calor foram Kusima (Miyazaki) e a ilha de Kume (Okinawa), ambos com 34,1°C. Essas duas localidades atingiram o maior recorde de temperatura já registrado em outubro, com outras regiões de Miyazaki, Kagoshima e Okinawa também registrando picos históricos. Tóquio experimentou um máximo de 28.8°C.
Para segunda-feira (6), espera-se que o calor persista no oeste do Japão, desafiando as expectativas típicas para outubro e exigindo atenção especial à saúde. Prevê-se 31ºC em Nagoia (Aichi), 30°C em Kumagaya (Saitama), 29°C em Maebashi (Gunma) e 28°C em Tóquio, Yokohama (Kanagawa) e Utsunomiya (Tochigi).
Em diversas áreas, prevê-se que algumas cidades alcancem 30°C, caracterizando um dia de verão em pleno outubro.
Espera-se aumento da umidade, intensificando a sensação de calor, e é importante estar atento a golpes de calor fora de época e ao armazenamento de alimentos. Mesmo com as altas temperaturas durante o dia, faz frio à noite, exigindo ajustes na vestimenta para manter a saúde.

Previsão do tempo entre 6 e 15 deste mês (WeatherNews)
Fontes: WeatherNews e WeatherMap







