
Imagem Ilustrativa
O número de casos de abuso contra pessoas com deficiência no Japão atingiu 3.770 casos no último ano. Este é o maior registro desde o início das estatísticas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar em 2012, totalizando 4.528 vítimas.
Entre as vítimas, 2.518 sofreram abuso por parte de familiares, resultando em três mortes.
Os tipos de abusos variam, destacando-se o abuso físico, que representa 66,1% dos casos, e o psicológico, que totaliza 31,9%. As condições mais comuns entre as vítimas incluem deficiência mental, com 47,6%, e deficiência intelectual, com 43%.
Artigos relacionados
Além disso, 2.010 pessoas foram vítimas de abusos em instituições de bem-estar social para deficientes. O tipo de instalação mais afetada foi o grupo de lares compartilhados, que concentrou 31,6% dos casos.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar destaca que, embora o aumento dos relatos possa estar relacionado à melhoria na detecção precoce, também é preocupante a ocorrência de casos graves.
As autoridades planejam revisar os conteúdos dos abusos e considerar medidas de prevenção para evitar futuras ocorrências.
Fonte: NHK







