
Painel da bolsa no fim do expediente (NHK)
O primeiro dia de expediente do ano de 2026 foi marcado pela disparada do índice Nikkei, ultrapassando a casa dos 52 mil ienes momentaneamente, enquanto no mercado a moeda japonesa caiu à medida que cresce a percepção de resiliência da economia americana.
A ministra das Finanças, Satsuki Katayama, declarou na segunda-feira (5): “Finalmente chegamos a um estágio em que estamos em transição de uma economia deflacionária e de corte de custos para uma economia orientada para o crescimento. Este ano marca um ponto de virada se quisermos evitar um retorno à deflação. Estamos implementando uma série de políticas para incentivar o investimento concentrado em áreas de crescimento, e espero que isso ajude a impulsionar o mercado”.
O ano passado foi um ano recorde, com o índice Nikkei subindo mais de 10 mil ienes e fechando acima da marca de 50 mil pela primeira vez. Este ano, o foco estará em saber se a tendência de alta nos preços das ações continuará e se levará a uma sensação generalizada de recuperação econômica. Tanto no pregão de Tóquio quanto no de Nova Iorque, as ordens de compra de ações relacionadas a semicondutores dispararam em meio às expectativas para a inteligência artificial (IA).
Artigos relacionados
Assim, o índice Nikkei fechou em 51.832,80 ienes na segunda-feira, 1.493,32 acima do dia 30 de dezembro. Os preços das ações começaram o ano em alta, devido às preocupações com riscos geopolíticos, como um ataque dos Estados Unidos à Venezuela. No entanto, um especialista do mercado afirmou: “A sustentabilidade dos preços das ações depende da estratégia de crescimento do governo Takaichi e do desempenho das empresas”.
Queda do iene impacta remessa

Painel do mercado (NHK)
No mercado cambial de Tóquio, na segunda-feira, a moeda japonesa fechou com uma diferença de 1 iene em relação ao dólar, a 156,97~99. Houve um movimento de venda da moeda japonesa e compra de dólares, devido à percepção generalizada de resiliência da economia americana.
Para quem faz remessa financeira aos familiares no Brasil deve levar em conta que a cada 10 mil ienes o valor a ser recebido é de 345,79 reais mais taxas. Há 6 meses, o valor recebido era de 386,02 reais.
Se necessita enviar o equivalente a um salário mínimo ao Brasil, já está em vigor o novo, no valor de 1.621,00 reais. Nesse caso, necessita dispor de 46.878 ienes, mais taxas, no câmbio às 16h de segunda-feira, no horário de Brasília.
Fontes: NHK e JNN







