
Foto ilustrativa de ienes e reais (PM)
O mercado de câmbio de Tóquio abriu a semana na segunda-feira (9) com uma mistura de compra e venda, com pouca flutuação do iene, enquanto na remessa para o Brasil o destinatário vai receber menos reais.
No fechamento do dia, a moeda japonesa teve um pequeno recuo, de 22 centavos, fechando a 144,12 ienes por dólar americano.
Também fechou com um leve enfraquecimento em relação ao euro, de 19 centavos, fechando em 164 ienes.
“As estatísticas de emprego dos Estados Unidos, divulgadas no último fim de semana, foram ligeiramente melhores do que as expectativas do mercado, o que aliviou as preocupações com uma desaceleração da economia americana, levando à valorização do dólar e à desvalorização do iene. Por outro lado, as repetidas críticas do presidente Trump ao presidente Powell do Fed, levantaram preocupações de que a política monetária possa se tornar instável, o que levou alguns investidores a vender o dólar“, disse um analista de mercado para a NHK.
Menos reais na remessa para o Brasil

Gráfico da variação cambial ¥/R$ em 6 meses (Google Finance)
No Brasil, acontece o oposto, com as preocupações que ainda continuam sobre o aumento do IOF (imposto sobre operações financeiras). Enquanto a bolsa sofre queda, o dólar americano continua se fortalecendo frente ao real.
Às 15h no horário de Brasília e 3h de terça-feira (10) no horário de Tóquio, o dólar estava sendo comercializado a 5,57 reais.
Portanto, para fazer remessa financeira para os familiares no Brasil, a cada 10 mil ienes serão entregues 386,02 reais.
Em 16 de abril, na remessa do mesmo valor em ienes, o destinatário no Brasil recebia 414 reais, mostrando a diferença cambial desfavorável em relação à moeda brasileira.
Fontes: NHK, Wise e Investing