Alta nas exportações do Japão impulsiona economia
| Economia
As exportações japonesas registraram um crescimento robusto de 16,8% em janeiro, superando as projeções e marcando a maior alta desde novembro de 2022, impulsionadas por fortes vendas para a Ásia e Europa Ocidental.

Comércio: Exportações japonesas disparam para Ásia e Europa (imagem ilustrativa/PM)
As exportações japonesas registraram um crescimento impressionante de 16,8% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Este resultado superou significativamente as expectativas do mercado e marcou a taxa de crescimento mais rápida desde novembro de 2022, impulsionada por um forte aumento nos envios para a Ásia e Europa Ocidental.
O crescimento de janeiro foi notavelmente superior aos 5,1% registrados em dezembro e ultrapassou as estimativas de economistas, que previam uma alta de 12%.
Artigos relacionados
Um destaque foi o valor das exportações para a China, o maior parceiro comercial do Japão, que saltou 32%.
Este aumento ocorreu após uma alta de 5,6% em dezembro e em um momento de impasse diplomático entre os dois países, decorrente dos comentários da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre Taiwan.
Dinâmicas regionais e setores de destaque
Por outro lado, os envios para os Estados Unidos, o segundo maior parceiro comercial do Japão, registraram uma queda de 5%, após um declínio de 11,1% em dezembro.
Regionalmente, um salto de quase 26% nos envios para a Ásia e mais de 25% para a Europa Ocidental foram cruciais para acelerar o crescimento das exportações, compensando a queda de 3,3% na América do Norte.
Em termos de commodities, alimentos, maquinário e maquinário elétrico (que inclui chips) foram os setores que apresentaram o crescimento mais acentuado, com altas de 31,3%, 14,3% e 27,3%, respectivamente.
O equipamento de transporte, que contribui com mais de 20% para o crescimento das exportações, subiu 0,8%. Este segmento, que abrange carros e autopeças e tem sido um motor fundamental para as exportações japonesas, tem enfrentado pressão devido às tarifas dos EUA.
Balanço comercial e perspectivas para 2026
Em contraste, o crescimento das importações em janeiro caiu 2,5% ano a ano, revertendo o aumento de 5,1% no mês anterior e ficando abaixo das estimativas de um aumento de 3%.
Este crescimento brilhante nos envios representa um início de ano promissor, especialmente após o crescimento das exportações do Japão ter diminuído para 3,1% no ano passado, em comparação com a alta de 6,2% observada em 2024.
Fonte: CNBC







