Corpos de turistas taiwaneses e piloto japonês são localizados em vulcão no Japão
As autoridades japonesas confirmaram a localização dos corpos de dois turistas taiwaneses e um piloto japonês dentro de uma cratera vulcânica no Monte Aso, na província de Kumamoto, quase um mês após a queda de um helicóptero de turismo.

Acidente aéreo: vítimas encontradas em cratera do Monte Aso (ilustrativa/banco de imagens)
As autoridades japonesas anunciaram na quarta-feira (18) que localizaram os corpos de dois turistas taiwaneses e um piloto japonês dentro de uma cratera vulcânica. A descoberta ocorre quase um mês após a queda de um helicóptero de turismo durante um voo sobre o sudoeste do Japão.
Imagens de drone capturadas no local mostraram os três corpos próximos aos destroços da aeronave, que se encontrava dentro de uma cratera no Monte Aso (Kumamoto), conforme informaram a polícia e os bombeiros.
O helicóptero havia desaparecido em 20 de janeiro e foi posteriormente encontrado em uma encosta íngreme dentro da primeira cratera do Nakadake, um dos cinco picos do Monte Aso, a cerca de 50 metros abaixo da borda.
Artigos relacionados
Riscos extremos e suspensão de resgate tripulado
As condições no local foram classificadas como extremamente perigosas, tornando a sobrevivência altamente improvável.
As autoridades descartaram operações de recuperação tripuladas devido ao risco extremo imposto por gases vulcânicos tóxicos, altas temperaturas e terreno instável.
As temperaturas ao longo das paredes da cratera podem atingir aproximadamente 80°C, e as altas concentrações de gases vulcânicos e o solo solto aumentam significativamente o risco de acidentes secundários, segundo os oficiais de emergência.
Após serem informadas sobre a situação, as famílias dos passageiros taiwaneses concordaram em suspender esforços de resgate de alto risco e solicitaram que a segurança do pessoal de resgate fosse tratada como prioridade máxima, disseram as autoridades.
Diante disso, as equipes agora avaliarão se os destroços e os restos mortais podem ser recuperados utilizando equipamentos mecânicos, em vez de operações com equipes no local.
Cronologia do acidente e assistência diplomática
O helicóptero havia decolado por volta das 10h50 de uma instalação turística em Aso para um voo planejado de 10 minutos. No entanto, o contato foi perdido pouco depois das 11h. Os destroços foram avistados no final daquela tarde durante uma busca aérea.
O escritório de representação de Taiwan no Japão foi notificado e permanece em contato com as autoridades locais para acompanhar o caso.
Fonte: Taipei Times







