Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Homenagem a Lula no sambódromo do Rio causa polêmica

| Brasil

Por um lado, seus apoiadores o defendem, por outro, a oposição continua afirmando que Lula fez campanha eleitoral antecipada.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Lula

Janja e presidente no Carnaval do Rio (reprodução da conta do Facebook)

O tributo ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pela escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval carioca, gerou reações políticas e rendeu noticiários, inclusive no exterior.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Carro alegórico do Carnaval do Rio gera críticas por homenagem a Lula”, estampou o The Strait Times. Já a agência de notícias Associated Press (AP) publicou uma matéria intitulada “Lula ganha impulso de imagem no Carnaval do Rio, mas também enfrenta riscos legais“.

O DW, agência de notícias alemã, também publicou uma matéria sobre o tema sob o título “Carro alegórico do Carnaval do Rio gera críticas por homenagem a Lula”.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A escola Acadêmicos de Niterói homenageou a trajetória de Lula, de operário à presidência, o que o comoveu, fazendo-o descer do camarote para cumprimentar os membros da escola de samba.

Se para os petistas o tributo foi encantador, por outro lado, os políticos da oposição e evangélicos criticaram as alegorias, pois não conseguiram compreender a alegoria do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma cela no carro alegórico.

Além disso, ainda está em xeque se houve ou não violação da lei pela suposta forma ilegal de campanha eleitoral antecipada.

Lula não se manifestou e viajou para Índia

lula

Presidente no sambódromo (reprodução do Facebook)

Ainda assim, Lula procurou manter-se discreto durante todo o desfile de domingo. Ele não se pronunciou publicamente em nenhum momento, seja em entrevistas ou discursos, para não ser acusado de pedir votos.

Segundo a Revista Oeste, em uma publicação na terça-feira (17), horário de Brasília, “o governo federal assegurou que não há qualquer irregularidade quanto ao evento realizado no Carnaval do Rio”.

Informou também que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, liminar por propaganda eleitoral antecipada.

Enquanto os partidos da oposição ainda falam do tema, Lula e comitiva viajaram na terça-feira para a Índia, onde cumprirão agenda entre 18 e 21, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. 

As áreas centrais para debates são segurança, governança de IA e medicina.

Fontes: Agência Brasil, AP, Strait Press, DW e Revista Oeste

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo