Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Imperdível eclipse lunar vai durar quase uma hora

| Tome Nota

Um dos belos eventos no céu poderá ser visto em breve: o eclipse da Lua de Sangue.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Imagem gerada automaticamente

Lua de Sangue (PM)

A Lua de Sangue tem um ar mágico e misterioso, ainda mais quando se trata de eclipse, pois marcará o final de uma série de 3 eclipses lunares totais que começou em março de 2025. Se você perder este, a próxima chance só será em 2028.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Esse eclipse lunar será visível em diversos continentes, como as Américas, Ásia e Austrália. E o melhor: poderá ser apreciado a olho nu se o céu ajudar.

A próxima lua cheia ocorrerá em 3 de março. A lua estará em seu ponto mais cheio às 20h38, horário do Japão.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No entanto, se você estiver ao ar livre nesse horário, a lua não parecerá estar brilhando como deveria, já que você estará no meio de um eclipse lunar.

Esse espetáculo celestial começa às 17h44 de 3 de março no Japão, quando a lua começa a entrar na sombra da Terra (penumbra).

É quando a lua começa a escurecer à medida que a Terra começa a bloquear a luz solar. Esta fase continua até às 18h50, quando a Lua entra na umbra (a área onde a luz solar direta é completamente bloqueada). Por volta das 20h04 começa o fenômeno e o eclipse lunar atinge seu máximo às 20h33.

Por que Lua de Sangue?

Durante esse período, o satélite se transforma em uma Lua de Sangue. À medida que a luz solar atravessa a atmosfera da Terra, a luz azul de comprimento de onda curto é dispersa, enquanto a luz vermelha e laranja de comprimento de onda mais longo é refratada e atinge a Lua.

Isso cria a aparência avermelhada característica de uma Lua de Sangue.

Essa fase continua até às 22h17, quando a lua retorna à penumbra. E ela sai completamente da penumbra às 23h23.

Eclipse da Lua de Sangue pode ser visto a olho nu

Não precisará de nenhum equipamento especial para apreciar esse espetáculo. A lua é o objeto mais brilhante no céu noturno e, ao contrário de um eclipse solar, sua luz não representa nenhum risco para os olhos humanos. Caso queira vê-la maior, pode usar um binóculos.

Por enquanto, torça para que o céu esteja limpo. Nessa noite, escolha um local sem obstáculos e curta o espetáculo no céu, bem agasalhado e tomando sua bebida favorita. 

Fontes: divulgação e CNet

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo