Japão quer mais estudantes estrangeiros: aumento de vagas em 3 universidades nacionais
O governo japonês anunciou quais são as 3 universidades nacionais que poderão receber mais estudantes estrangeiros.

Da esq. p/ dir. Universidades de Tohoku, Tsukuba e Hiroshima (NHK)
Em meio à crescente competição para atrair estudantes estrangeiros, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) decidiu flexibilizar os limites de matrículas para estudantes internacionais em três universidades nacionais, a fim de ampliar o número de vagas.
Segundo o MEXT, o número de estudantes estrangeiros no ano de 2024 chegou ao recorde de 336.708 pessoas, e a intenção é receber 400 mil por ano até 2033.
A flexibilização dos limites de matrículas foi determinada para as Universidades de Tohoku, de Tsukuba e de Hiroshima, todas as que atenderam aos requisitos.
Artigos relacionados
Atualmente, a proporção de estudantes do exterior em cursos de graduação em cada universidade é de apenas alguns pontos percentuais, mas as Universidades de Tohoku e de Tsukuba planejam aumentar esse percentual para cerca de 20%, enquanto a de Hiroshima, em 10 pontos percentuais.
De acordo com uma pesquisa de 2023 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a proporção de estudantes estrangeiros matriculados em cursos de graduação é de 17% na Austrália, 15% no Reino Unido e 15% no Canadá, enquanto no Japão é de apenas 3%.
“Com a intensificação da competição internacional para atrair estudantes, esperamos que a admissão de estudantes estrangeiros de destaque fortaleça as capacidades de pesquisa das universidades e melhore a qualidade do ensino para os estudantes japoneses”, declarou um porta-voz do MEXT.
Fonte: NHK







