Sanae Takaichi empossa 2º gabinete e destaca próximas ações
| Política
A primeira-ministra Sanae Takaichi empossou seu segundo gabinete, mantendo todo o ministério, e falou sobre suas próximas ações, incluindo os estrangeiros.

Primeira-ministra na quarta-feira (NHK)
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, a 105ª do Japão, formou e empossou seu segundo gabinete na quarta-feira (18), com todo seu ministério mantido, com a participação do líder do Partido da Inovação do Japão (JIP), Hirofumi Yoshimura, aliado do governo.
“Nunca desistirei da revisão da Constituição do Japão”, disse e emendou que também fará revisão da Lei da Casa Imperial, declarou na coletiva de imprensa.
Também destacou seu objetivo de apresentar projetos de lei relacionados à reforma tributária, incluindo o imposto sobre consumo, como por exemplo, a isenção sobre os alimentos.
Artigos relacionados
Sanae Takaichi fez um apelo à cooperação dos partidos da oposição, expressando seu forte desejo de aprovar o orçamento do novo ano fiscal ainda dentro do prazo..
Em seu discurso de abertura, Sanae Takaichi comentou sobre a vitória esmagadora do PLD nas eleições para a Câmara dos Representantes, dizendo:
“Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão ao povo pela confiança depositada no meu governo, que conquistou o maior número de cadeiras nos mais de 70 anos de história do PLD. Terei em mente o peso da minha responsabilidade e governarei com humildade e coragem”.
Sanae Takaichi fala sobre segurança, BoJ e PIB
“Continuaremos a analisar e chegar a uma conclusão sobre a reforma integrada da previdência social e da tributação, incluindo a concepção de um sistema de créditos tributários com benefícios”, disse.

Dieta na quarta-feira (NHK)
Além disso, ela indicou sua intenção de acelerar a revisão de três documentos relacionados à segurança, incluindo a Estratégia de Segurança Nacional, e de apresentar à Dieta atual projetos de lei para estabelecer uma Agência Nacional de Inteligência para fortalecer as funções.
Em relação ao Banco do Japão (BoJ), a primeira-ministra afirmou: “Espero que [o BoJ] continue a trabalhar em estreita colaboração com o governo e, levando em consideração a situação econômica, de preços e financeira, implemente uma política monetária adequada para atingir a meta de estabilidade de preços de 2% de forma sustentável e estável, acompanhada de aumentos salariais, em vez de recorrer ao aumento de custos. Gostaria de continuar a manter suficiente comunicação”.
“Acredito que, reduzindo gradualmente a relação dívida/PIB, conseguiremos conquistar a confiança do mercado, então, por favor, fiquem tranquilos. A menos que criemos uma economia forte, não seremos capazes de fornecer os serviços públicos necessários. Agora é a melhor oportunidade que temos para isso”, destacou Sanae Takaichi.
Sobre os estrangeiros
“Embora essas políticas sejam, de fato, fruto do trabalho de um pequeno número de estrangeiros, considerando a ansiedade e o sentimento de injustiça da população em relação a ações que violam leis e normas e o uso indevido do sistema, nomeei, pela primeira vez, um ministro responsável pelas políticas para estrangeiros, que elaborou medidas abrangentes de resposta.
Acredito que o empenho na implementação dessas medidas levará a uma convivência harmoniosa com os muitos estrangeiros que residem no Japão, respeitando as leis e normas”, declarou.
Fontes: NHK







