Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Coreia do Sul é excluída dos países com privilégio nas exportações

| Economia, Política

Em reunião do gabinete, o governo japonês oficializa decisão de retirar Coreia do Sul dos países com privilégio nas exportações. Saiba mais.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Shinzo Abe Destaque

Decisão do gabinete de excluir Coreia do Sul dos países com privilégio nas exportações é oficializada

Em reunião do gabinete do governo nesta sexta-feira (2), foi decidida oficialmente a exclusão da Coreia do Sul dos países com tratamento preferencial na exportação, denominados “white-koku” (países brancos).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Com isso, quando a Coreia do Sul for exportar máquinas, fibras de carbono e outros produtos que têm grande risco de serem utilizados para produção de suprimentos militares, será necessário autorização individual para cada contrato de exportação.

Além disso, há a possibilidade de outra imensa gama de produtos que o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) avalia com risco de utilização em armas também terem de passar por um processo de autorização individual.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Entretanto, as empresas que controlam rigorosamente suas exportações são exceções a essa medida. Mesmo a Coreia do Sul estando fora dos países brancos, essas empresas passarão por procedimentos facilitados, com uma autorização de exportação mais abrangente. Logo, as negociações entre o governo japonês e empresas serão levemente impactados pela decisão.

Autoridades coreanas abrem reunião de emergência

A porta-voz da Casa Azul, escritório executivo e residência do presidente sul-coreano, realizou uma coletiva de imprensa por volta das 11h para comentar sobre a decisão do governo japonês. “Expresso aqui nosso sentimento de extrema lamentação”, disse a porta-voz no início da coletiva. “Vamos tomar uma postura mais resoluta para lidar com essa medida injusta do Japão”, enfatiza.

Às 14h, o governo coreano abrirá uma reunião de gabinete de emergência. Espera-se que o presidente Moon Jae-in critique a postura japonesa e peça o cancelamento da decisão.

Fonte: NHK News


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo