A revisão do Código Civil para a redução da idade adulta dos 20 para 18 anos foi aprovada na sessão plenária da Câmara dos Conselheiros da Dieta Nacional do Japão, na manhã desta quarta-feira (13). Entrará em vigor a partir de 1.º de abril de 2022.
Com isso, a idade para o casamento passa a ser de 18 anos para ambos os sexos. A idade para a mulher foi aumentada de 16 para 18, fazendo equiparação.
Vai continuar sendo proibida a prática de jogos de azar, apostas em corridas de cavalo e similares, ingerir bebida alcoólica e fumar, antes dos 20 anos. Por outro lado, fazer contrato com companhia de cartão de crédito e empréstimo será possível a partir dos 18 anos, sem a necessidade do consentimento dos pais.
Para evitar que os jovens considerados adultos a partir dos 18 anos sofram danos enquanto consumidores, ficou estabelecido que serão revisadas e estabelecidas resoluções dentro de 2 anos.
Com essa revisão aprovada o governo espera que os jovens participem ativamente da sociedade, com direito ao voto, e que contribuam para conter o declínio da taxa de natalidade.
Fontes: Sankei e NHK
Foto: Flickr