Os testes, que buscam proteínas específicas produzidas pelo sistema imunológico em resposta à infecção, começaram em Tóquio e Miyagi. Osaka será a próxima.
(Imagem ilustrativa/PM)
O Ministério da Saúde iniciou testes de anticorpos em cerca de 10 mil pessoas na segunda-feira (1º) em uma tentativa de compreender melhor a escala da infecção, visto que o país se prepara para um possível ressurgimento após a suspensão do estado de emergência na semana passada.
Publicidade
Os testes, que buscam proteínas específicas produzidas pelo sistema imunológico em resposta à infecção por Covid-19, começaram em Tóquio e na província de Miyagi, e Osaka segue na quarta-feira (3).
O governo espera descobrir o número aproximado de pessoas que foram infectadas com o vírus, incluindo as assintomáticas, a partir de testes de sangue de 3 mil residentes escolhidos aleatoriamente com idade igual ou superior a 20 em cada província.
Os resultados devem ajudar as autoridades a ter um panorama dos números de infecção se um ressurgimento ocorrer e estimar quantas pessoas precisarão de vacina assim que uma estiver disponível.
Os testes para Covid-19, a doença respiratória identificada pela primeira vez no fim do ano passado em Wuhan, na China, usarão três métodos e levarão menos tempo do que o atualmente dominante teste PCR (reação em cadeia da polimerase), o qual usa amostras da narina de um paciente e exige um mínimo de várias horas para produzir resultado.
O Japão tem mais de 17,5 mil casos da infecção, com mais de 900 mortes. O governo suspendeu integralmente o estado de emergência em 25 de maio.
As províncias de Tóquio e Fukuoka registraram um aumento no número de casos de coronavírus nos últimos dias, mas o governo disse que não tem plano imediato de colocar essas áreas sob declaração de emergência novamente.
Um teste de anticorpos para coronavírus é demonstrado em Tóquio em 1º de junho de 2020 (Kyodo)
Fonte: Kyodo News and Culture