Um bonde da Momo, do Grupo Ryobi, em Okayama (banco de imagens PM)
Um robô que pode emitir profundas ondas ultravioleta (UV) que neutralizam vírus dentro de transportes públicos e compartimentos foi desenvolvido por uma companhia na cidade de Okayama (província homônima) especializada em manutenção de bondes, ônibus ou outros veículos de uso compartilhado.
Publicidade
A Ryobi Techno, parte do Grupo Ryobi, iniciou o trabalho do robô como parte de esforços para prevenir a propagação de infecções por coronavírus. Em 16 de julho, a Okayama Electric Tramway, membro do mesmo grupo, revelou o mecanismo em seu bonde de rota turística, o Chuggington, para a mídia.
Ondas profundas UV têm um comprimento de onda mais curto do que as padrões, e quando emitidas dizem ser eficazes em destruir o DNA de vírus e bactérias.
Em 16 de julho, repórteres viram o robô de 1,60m de altura se movimentando dentro do vagão do bonde, onde ele emitiu uma luz azul para neutralizar material infeccioso.
Um robô que emite luz ultravioleta é visto operando de forma autônoma dentro de um bonde de propriedade da Okayama Electric Tramway, na cidade de Okayama, em 16 de julho (Mainichi)
Além disso, funcionários aplicaram o catalisador antibacteriano Selfeel – usado pela Osaka Metro e outras companhias de transporte público – em corrimões e janelas.
O Grupo Ryobi disse que usará ambas as medidas de prevenção em cerca de 220 de seus veículos, incluindo ônibus, táxis e balsas futuramente.
Mitsunobu Kojima, representante do grupo disse: “Desenvolvemos o robô para criar uma sociedade onde mesmo em meio à crise de coronavírus as pessoas podem se mover por aí se sentindo seguras”.
“Tanto o uso de ondas profundas UV e catalisadores é incomum em qualquer lugar do país. Gostaríamos de continuar a oferecer o serviço em uma variedade de locais a partir de agora”, disse.
Fonte: Mainichi