Quem de nós em certos momentos de extremo cansaço não pensa em poder chegar em casa, se espalhar na cama e poder dormir profundamente?
É um desejo constante para muitos, ainda mais quando faz parte do dia a dia uma rotina agitada e difícil, longas jornadas de trabalho, muito tempo no transporte, execução de atividades que exigem muito do físico e do mental, entre outras inúmeras situações.
Mas nem sempre deitar significa conseguir dormir bem, não é mesmo? E pensando nisso, você tem se observado e perguntado como anda a qualidade do seu sono?
Compreendendo o sono
O sono e a saúde mental estão ligados e interferem diretamente na qualidade um no outro. A privação de sono afeta o estado físico e mental.
Alguns problemas de saúde mental como exemplo a depressão e a ansiedade, levam a pessoa a quadros de insônia e/ou outros distúrbios.
Segundo a OMS, o sono é um estado fisiológico complexo que não pode ser evitado, não é resultado de uma atividade cerebral reduzida, mas sim um estado de consciência diferenciado. Uma boa qualidade do sono é necessária para a homeostase do nosso corpo, mas cerca de 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono e suas consequências.
Benefícios de uma boa noite de sono
Dormir bem é essencial para manutenção da imunidade, favorece o cérebro no processamento de informações, no armazenamento de memórias e nas elaborações de estratégias diárias para resolução de problemas.
Ao contrário, dormir poucas horas alteram os padrões hormonais, como:
- diminuição da melatonina (regulador do sono, antioxidante e regenerador de neurônios)
- diminuição da leptina (supressor da ingestão de alimentos e indutor da perda de peso)
- aumento da grelina (estimulador de apetite)
- aumento do cortisol (conhecido como hormônio do estresse, o corpo fica alerta, tenso, cansado e a pessoa irritada).
Mudar pequenos hábitos no seu dia a dia, podem contribuir para uma melhora na qualidade do seu sono e consequentemente na melhora da qualidade de sua saúde mental.
- Estabeleça um horário para dormir, aos poucos o seu corpo acostuma
- Evite consumir bebidas alcoólicas e estimulantes antes de deitar
- Um banho quente ou morno poderá ajudar a relaxar
- Exercite-se diariamente, mas não antes de dormir
- Desligue aparelhos eletrônicos
- Garanta condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto
- Dormir em um colchão ou futon e travesseiros confortáveis
- Faça boas leituras ou ouça músicas calmas.
Não há dúvidas que noites bem dormidas fazem toda a diferença em nosso bem-estar. A psicologia tem avançado na compreensão da ação do sono sobre as emoções, comportamentos e a saúde como um todo. Não hesite em buscar ajuda quando necessário.
Boas reflexões!
Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook)
Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.
Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.