Fotógrafos(s) do Portal Mie:
Marco AntonioAconteceu neste último domingo (11/ Jan) na cidade de Oizumi (Gunma) no Villa de Marriage, a Cerimônia da Maioridade (Seijin no Hi). Com roupas tradicionais os alunos participaram da solenidade e pousaram para fotos. O Seijin no Hi começou a ser celebrada em meados do ano 714 DC, quando um jovem príncipe vestiu roupas novas e fez um penteado mais elaborado para marcar sua passagem para a idade adulta. Durante o período Edo (1603-1868), os garotos tornavam-se adultos por volta dos 15 anos (suas cabeças eram então parcialmente raspadas), as garotas tornavam-se adultas por volta dos 13 anos (e seus dentes eram pintados de preto). Somente em 1876 o governo do Japão decidiu estabelecer a idade legal da maioridade como sendo os 20 anos.
O feriado foi criado em 1948 realizado dia 15 de janeiro. Em 2000 com o Sistema Happy Monday que transferia alguns feriados para a segunda-feira a chegada da maioridade passou a ser celebrada na segunda segunda-feira de janeiro. Os participantes são os nascidos do dia 2 de abril do ano anterior e 1 de abril do ano corrente. A idade dos 20 anos é um grande marco para os japoneses, e as cerimônias são supostamente realizadas para encorajar aqueles que entraram recentemente na vida adulta a tornarem-se membros autoconfiantes da sociedade.
Com a chegada da idade adulta os jovens tem expandido seus direitos, estão aptos a votar, é permitido que fumem, comprem bebidas alcoólicas, etc… E possuam todos os direitos e responsabilidades que a lei lhe permite. Muitas mulheres celebraram este dia, vestindo furisode, um estilo de quimono com mangas longas que pendem e Zori (sandálias). O furisode devido a sua complexidade é impossível vestir sem ajuda por isso muitas optam por se preparar em salões de beleza especializados. Os homens as vezes também usam a roupa tradicional (quimono escuro por exemplo, com hakama), mas hoje em dia muitos homens usam roupas ocidentais formais como um terno e gravata com mais frequência do que o hakama tradicional.
Confira as imagens deste evento registradas pelo fotógrafo do Portal Mie, Marco Antonio: