Em sua infância, Masaaki Nagumo gostava muito da série de anime de robô Mobile Suit Gundam.
Agora, como funcionário da fabricante de maquinário industrial Sakakibara Kikai, ele espera que seu robô gigante, chamado de LW-Mononofu, concretize seu sonho de criança e promova a empresa onde trabalha.
O humanoide LW-Mononofu, que tem 8,5 metros de altura e pesa 7,3 toneladas, está posicionado em uma fábrica da Sakakibara Kikai no pé do Monte Haruna, na província de Gunma.
Embora a empresa, liderada pelo presidente Hajime Sakakibara, descreva o LW-Mononofu como um brinquedo, o robô está equipado com um cockpit para que um piloto possa andar sobre duas pernas.
A Sakakibara Kikai, que produz máquinas de processamento de excremento animal para fazendas e outros tipos de maquinários, começou a desenvolver o robô de brinquedo como parte dos esforços em melhorar as habilidades de seus funcionários e promover a empresa.
A empresa desenvolveu em 2005 um robô chamado Landwalker, que mede 3,4 metros de altura, atraindo atenção considerável tanto no Japão como no exterior.
Em 2011, a Sakakibara Kikai começou a criar o mais recente, o modelo melhorado LW-Mononofu, que é tão alto quanto o teto da fábrica.
Nagumo desenvolveu o humanoide, criou o programa de computador, montou e pintou o corpo quase inteiramente sem ajuda de ninguém. O processo todo levou cerca de seis anos.
Seu cockpit pode acomodar uma pessoa e o piloto precisa ser erguido por um tipo de elevador até a cabine que fica a seis metros acima do chão.
O cockpit está equipado com monitores que mostram imagens registradas por câmeras instaladas em cinco pontos no corpo, e o piloto pode manipular o robô com alavancas, pedais e botões.
Não é somente os dedos que podem ser movidos, mas o LW-Mononofu também pode girar seu membro superior para mudar a direção de movimento. Um canhão de ar em sua mão direita pode atirar uma bala de brinquedo em um alvo.
Embora o LW-Mononofu possa andar para trás e para frente ao deslizar seus pés, sua velocidade não passa de 1Km/h.
Enquanto a Sakakibara Kikai não revelou o quanto gastou para desenvolver o LW-Mononofu, ela vai considerar alugar o novo robô para organizadores de eventos e outros no futuro, se certas condições forem atendidas.
Fonte e imagem: Asahi