A única planta de veículos acabados da montadora Subaru, a Gunma Manufacturing, em Ota, está com a produção suspensa desde a noite de 16 deste mês.
Segundo a imprensa, ainda não há previsão de retorno da produção na planta que fabrica 9 modelos da montadora.
Foi encontrado um problema nas peças fornecidas por um outro fabricante. Ainda não foi encontrada a causa do problema e o fornecimento está parado. Isso já afetou a produção de mais de 10 mil unidades de veículos.
A montadora prevê atrasos na entrega de novos veículos encomendados pelos clientes.
Segundo o jornal Asahi o problema foi detectado na direção assistida elétrica, motor que ajuda na operação do volante. A montadora está com dificuldade de encontrar substitutos que atendam ao padrão de desempenho da própria Subaru imediatamente.
A empresa já informou que na quinta-feira a produção continua suspensa. E, sem perspectiva da retomada, apesar de ter como plano reiniciar em 28 da próxima semana.
A previsão de 1,03 milhão de unidades para 2019 deverá ficar comprometida, pois a planta de Gunma produziria 650 mil. Se a suspensão se prolongar o desempenho da montadora deverá ser afetado.
Nenhuma das fontes consultadas explicou sobre os funcionários e trabalhadores. Há cerca de 400 trabalhadores brasileiros na indústria.
Fontes: Mainichi, Asahi e FNN