Tomyo (豆苗) é o nome em japonês da verdura que é a estrela na seção de vegetais dos supermercados e quitandas. Ela nada mais é do que broto de ervilhas e vem em pacote com suas raízes. Na antiguidade era considerada a comida dos nobres chineses, valorizada na culinária da época.
O bom de comprar essa verdura é que uma vez cortados os brotos, se tiver um pouco de paciência, eles brotam de novo. Com 78 a 90 ienes, dá para saborear duas vezes.
Esse vegetal começou a aparecer nos supermercados depois da crise, em 2008. É tão ou mais nutritivo que o espinafre japonês (hourenso). Por isso, tem sido o queridinho das donas de casa. Nesta época, também pelo preço.
Valores nutricionais da verdura tomyo
De baixa caloria (27 Kcal), cada 100 gramas contém muitas fibras, vitaminas e sais minerais:
- Vitamina A: 340 μg
- Tiamina (B1): 0,24 mg
- Riboflavina (B2): 0,27 mg
- Niacina (B3): 1,1 mg
- Ácido pantotênico (B5): 0,80 mg
- Vitamina B6: 0,19 mg
- Ácido fólico (B9): 91 μg
- Vitamina C: 79 mg
- Vitamina E: 3,3 mg
- Vitamina K: 280 μg
- Minerais: 0,7 mg de sódio, 350 mg de potássio, 34 mg de cálcio, além de magnésio, fósforo, ferro, zinco e cobre
Como preparar tomyo
Tomyo pode ser consumido cru pois seu sabor é agradável, tem gosto e cheiro de verdura. Portanto, vai bem em saladas pois combina com cebola, tomate, cenoura e outros vegetais.
Vai bem salteado de forma simples, com alho, óleo e sal. Para esse tipo de prato, a recomendação é passar pelo fogo rapidamente, uma característica do salteado.
Essa verdura combina com ensopados, sopas e claro, incluindo a de missô. A dica é colocá-lo cortado dentro do caldo e apagar o fogo em seguida.
Tomyo combina com carne de porco e com bacon. Por isso, pode fazer refogados ou aqueles enrolados de bacon, substituindo os aspargos por ramos deste vegetal.
Pode usar o atum em lata para um salteado, a fim de dar um toque diferente. Ou, quando preparar omelete, coloque um pouco dessa verdura.
Nutritiva e saudável, pode se tornar uma de suas verduras favoritas.
Se gostou da dica, compartilhe com seus amigos.
Fotos: Murakami Noen, Kurashiru, Kinarino e Orange Page