A Ciclovia da Costa do Oceano Pacífico (太平洋岸自転車道, lê-se taiheiyogan jitenshado) teve início no final da década de 70, mas ainda não está totalmente concluída.
Ela começa em Choshi (Chiba), passa por Kanagawa, Shizuoka, Aichi, Mie e termina em Wakayama (província homônima). Apenas um trecho, de Aichi para Mie, é preciso ser interrompido para cruzar o mar de navio.
São 1.400 quilômetros para o ciclista desfrutar das belas paisagens, recebendo a brisa marítima.
O comitê formado pelos representantes das províncias se reuniu em Tóquio, no final do mês de novembro, para novos planos, de reforma, manutenção e de atração de usuários.
Para as novas ações decidiram criar placas de sinalização em comum, colocar setas azuis nas pistas e definir uma logomarca até 2019.
Também é preciso fazer manutenção nos trechos onde não está muito clara a separação das pistas para os carros e bicicletas.
Ficando pronta até o final do ano 2019 será a maior ciclovia do Japão. Poderá se tornar um atrativo para os turistas, inclusive os estrangeiros, a qual já tem até nome golden route ou rota dourada.
Para atrair esses turistas é preciso implementar points gourmet e de hospedagens. Para isso o desejável é uma cooperação entre as iniciativas privada e pública.
Só para se ter uma ideia, ciclistas que já deram volta pelo país ou por algum outro contam que em média é possível percorrer 100Km por dia, em boas condições.
Fontes: Chunichi e Sanspo