Segundo a NITE (Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação), foram reportados 570 casos de acidentes envolvendo ar condicionado e ventiladores nos últimos 5 anos. Dentre eles, 349 evoluíram para incêndios e um total de 10 pessoas morreram ao longo dos anos.
Dentre eles, 259 envolviam ares condicionados. A maioria desses casos aconteceram devido ao uso irregular de cabos de extensão que não eram adequados para ar condicionado.
O restante (90 acidentes) foram com ventiladores velhos que estavam sendo utilizados por muito tempo, o que causa o mau funcionamento das peças. Foram registrados diversos casos de incêndios de ventiladores com mais de 20 anos de uso desde a fabricação.
A NITE aconselha as pessoas a não tentarem conectar o fio do ar condicionado com cabos de extensão sem a ajuda de um profissional e recomenda a troca de ventiladores que estão sendo utilizados por muitos anos.
Um funcionário da NITE comentou: “Os acidentes aumentam quando chega o verão, entre os meses de junho e agosto. Caso o ventilador em uso esteja produzindo sons estranhos ou não esteja funcionando direito, é aconselhável a troca.”
Portanto, é importante verificar se o ar condicionado está em boas condições e conectado corretamente à energia. E no caso de ventiladores, se for um modelo antigo, recomenda-se trocar por um novo.
Fonte: NHK News