O ex-primeiro-ministro e atual ministro das finanças e vice-primeiro-ministro Aso Taro foi alvo de críticas nesta terça-feira. Durante palestra ministrada pelo próprio Aso em workshop sediado pelo grupo de Aso (Shikokai) do Partido Liberal Democrático nesta terça-feira (29), um comentário do ex-líder de governo gerou muita polêmica. “O importante é o resultado (na política). Mesmo se o Hitler, que matou milhões de pessoas, tivesse uma motivação correta, ainda é um taboo”, disse Aso.
O comentário que pode ser interpretado como uma espécie de defesa aos nazistas, que assassinaram milhões de pessoas, especialmente judeus, poderá ser alvo de críticas pesadas pela oposição.
O comentário de Aso foi dito aos membros do partido enquanto ele explicava as atitudes e preparação dos políticos. “Podemos dizer que (Hitler) foi o primeiro político famoso que deixou resultados notáveis aos cidadãos. Não é uma profissão que pode ser exercida apenas se a pessoa possuir boas intenções.”, completou o ministro.
Contudo, nesta quarta-feira (30), Aso retirou seu comentário e pediu desculpas. “Arrependo-me que meu comentário não fora compreendido conforme minha intenção real.”
“Minha intenção era enfatizar que deixar resultados é tudo para um político e acabei dando o exemplo do mau político que foi Hitler.”, explica Aso. “Em relação a Hitler, ficou claro no meu comentário que sou extremamente contra sua postura e deixei claro que a motivação de Hitler é errada.”
Há 4 anos, em 2013, Aso também fez um comentário polêmico parecido com este e recebeu muitas críticas. “A Constituição de Weimar da Alemanha mudou para a Constituição Nazista em pouco tempo. Ninguém havia percebido. Que tal aprendermos aquele método?”, falou Aso.
Fonte: Jiji Press via Yahoo