Cientistas alertam que uma explosão solar pode interromper os sinais de GPS e comunicações wireless a partir da tarde desta sexta-feira até a meia-noite, horário do Japão (NHK)
Cientistas estão alertando que uma explosão de partículas carregadas do sol pode interromper os sinais de GPS e comunicações wireless a partir da tarde desta sexta-feira (8) até a meia-noite, horário do Japão.
Publicidade
Erupções de grande escala chamadas de explosões solares ocorrem em pontos escuros do sol e uma dessas ocorreu um pouco antes das 21h, horário do Japão, na quarta-feira (6).
Pesquisadores do Instituto Nacional de Informação e Tecnologia da Comunicação dizem que a uma explosão de tamanho similar foi observada pela última vez há 11 anos, em 2006.
Segundo cientistas, é provável que partículas carregadas liberadas pela recente erupção alcancem a Terra entre as 15h dessa sexta-feira e 0h.
O instituto alerta que as partículas poderão afetar o campo magnético da Terra, fazendo com que dispositivos GPS apresentem erros a várias dezenas de metros. Algumas conexões wireless também poderão ser afetadas.
Segundo cientistas, a recente explosão solar não afetará a saúde humana.
Explosões solares já afetaram a Terra no passado. Uma explosão em 1989 causou massivos apagões no Canadá e uma em 2003 danificou um satélite japonês.
Explosões solares também podem gerar auroras distantes dos polos norte e sul, em locais onde o fenômeno não é normalmente observado, citam os cientistas.
Fonte e imagem: NHK