Explosão solar pode afetar sinais de GPS e redes de comunicação

Cientistas alertam que uma explosão solar pode interromper os sinais de GPS e comunicações wireless a partir da tarde desta sexta-feira até a meia-noite, horário do Japão.

Cientistas alertam que uma explosão solar pode interromper os sinais de GPS e comunicações wireless a partir da tarde desta sexta-feira até a meia-noite, horário do Japão (NHK)

Cientistas estão alertando que uma explosão de partículas carregadas do sol pode interromper os sinais de GPS e comunicações wireless a partir da tarde desta sexta-feira (8) até a meia-noite, horário do Japão.

Publicidade

Erupções de grande escala chamadas de explosões solares ocorrem em pontos escuros do sol e uma dessas ocorreu um pouco antes das 21h, horário do Japão, na quarta-feira (6).

Pesquisadores do Instituto Nacional de Informação e Tecnologia da Comunicação dizem que a uma explosão de tamanho similar foi observada pela última vez há 11 anos, em 2006.

Segundo cientistas, é provável que partículas carregadas liberadas pela recente erupção alcancem a Terra entre as 15h dessa sexta-feira e 0h.

O instituto alerta que as partículas poderão afetar o campo magnético da Terra, fazendo com que dispositivos GPS apresentem erros a várias dezenas de metros. Algumas conexões wireless também poderão ser afetadas.

Segundo cientistas, a recente explosão solar não afetará a saúde humana.

Explosões solares já afetaram a Terra no passado. Uma explosão em 1989 causou massivos apagões no Canadá e uma em 2003 danificou um satélite japonês.

Explosões solares também podem gerar auroras distantes dos polos norte e sul, em locais onde o fenômeno não é normalmente observado, citam os cientistas.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa no Japão vai oferecer serviço de funeral drive-thru

Publicado em 8 de setembro de 2017, em Comportamento

Uma empresa vai oferecer um serviço de drive-thru que permite aos enlutados darem o último adeus ao falecido sem ter que sair de seus carros.

Pessoas demonstram como funciona o serviço de funeral drive-thru que permite aos enlutados se despedirem de seus entes queridos (Japan Times/ Kankon Sousai Aichi Group)

Pela primeira vez no Japão, uma operadora funerária situada na província de Nagano vai oferecer um serviço de drive-thru que permite aos enlutados darem o último adeus ao falecido sem ter que sair de seus carros.

Publicidade

A Kankou Sousai Aichi Group, com sede em Ueda, central de Nagano, planeja introduzir o serviço em uma nova funerária que será inaugurada na cidade de dezembro.

Aqueles que comparecerem ao funeral vão erguer uma janela onde eles podem assinar suas presenças em uma tela de toque e entregar o tradicional dinheiro de condolência. Eles também poderão prestar homenagem ao falecido usando um dispositivo eletrônico de queima de incenso.

Dentro do local, o anfitrião da cerimônia e outros que participarem do funeral poderão monitorar os visitantes drive-thru.

Masao Ogiwara, que lidera a empresa, disse ao jornal Japan Times que o novo serviço visa primeiramente as pessoas que têm mobilidade limitada em razão da idade ou deficiência física.

“Em geral, o serviço reduzirá o tempo que se leva para participar de um funeral em um quarto a um quinto”, disse Ogiwara.

Tais cerimônias funerárias geralmente ocorrem ao meio-dia ou no início da tarde e aqueles que estão muito ocupados podem dar uma passada no local sem se preocupar em estarem vestidos com trajes na cor preta ou gastarem muito tempo.

Os funerais são um grande negócio no Japão, onde o índice de envelhecimento populacional é alto, e a demanda por serviços mais simples e eficientes após a vida estão crescendo juntamente com o número de mortes. De acordo com o Instituto Nacional de População e Pesquisa de Segurança Social, o número anual de mortes no Japão poderá chegar a 1.43 milhão em 2020 e 1.53 milhão em 2025.

Fonte e imagem: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!