Somente em novembro, 28 barcos de madeira, que acredita-se terem vindo da península coreana, foram avistados na costa japonesa.
Esse é o maior número mensal desde o início da manutenção de registros há quatro anos (NHK/reprodução)
A Guarda Costeira informou que cerca de 28 barcos de madeira, que acredita-se terem vindo da península coreana, foram avistados em novembro à deriva na costa japonesa ou tinham encalhado.
Publicidade
Esse é o maior número mensal desde o início da manutenção de registros há quatro anos.
O número de tais casos tende a aumentar na temporada de inverno, quando o Mar do Japão geralmente fica agitado.
Neste ano, o número começou a aumentar bruscamente em outubro após se nivelar entre dois e cinco nos meses anteriores. O número alcançou os 63 no domingo (3) e poderá aumentar ainda mais.
Segundo analistas, por trás desses incidentes estão as tentativas da Coreia do Norte em capturar mais peixes para compensar as graves escassez de alimentos no país e obter moedas estrangeiras.
Especialistas frisam que um crescente número de barcos pesqueiros da Coreia do Norte está agora operando no Mar do Japão (East Sea) ao invés de áreas próximas à costa norte-coreana.
O governo norte-coreano vendeu os direitos de pesca perto de sua costa a pescadores chineses como uma maneira de obter moedas estrangeiras, segundo especialistas.
Fonte e imagem: NHK