Conheça a banana Mongee – pronunciada como “mon-gay” – cultivada na província de Okayama, cuja casca também é comestível.
A Mongee Banana (もんげーバナナ) é cultivada pela Fazenda D&T na província de Okayama. Ela é tão rara que somente 10 unidades por semana são vendidas na seção de frutas da loja de departamento Tenmanya Okayama.
Cada banana custa 648 ienes. De acordo com uma matéria do site SoraNews24, as bananas são cultivadas usando um método de “ativação de congelamento e descongelamento” o qual permite que a fruta tropical seja cultivada no clima frio do Japão.
A primeira safra de sucesso foi cultivada em novembro.
A matéria frisa que as bananas Mongee também são notáveis por serem mais doces do que a variedade tropical, visto que contêm 24,8 gramas de açúcar, comparado à média de 18,3 gramas das comuns. A fruta também é mais viscosa e com aroma mais forte que as tradicionais.
Dada sua natureza incomum, isso provavelmente explica por que essa fruta recebeu o nome de Mongee, que é a gíria de Okayama para “incrível”, explica o SoraNews24.
O site também aprovou a fruta após um teste de degustação, observando que enquanto a casca era comestível, ela não tinha muito sabor.
Fonte: Straits Times Imagem: Mongee Banana