Mulheres que trabalham regularmente no período noturno na Europa e América do Norte podem enfrentar um risco 19% maior de câncer em relação àquelas que trabalham durante o dia, de acordo com um estudo.
Esses riscos aumentados não eram aparentes entre as mulheres que trabalham no período noturno na Austrália e na Ásia, segundo a meta-análise divulgada no jornal Cancer Epidemiology, Bioamakers and Prevention.
“Nosso estudo indica que o trabalho no período noturno serve como um fator de risco para casos de câncer comuns nas mulheres”, disse o autor do estudo Xuelei Ma, um oncologista no Centro Médico no Oeste da China da Universidade de Sichuan, em Chengdu.
“Ficamos surpresos em ver a associação entre o trabalho no período noturno e o risco de câncer de mama somente entre mulheres na América do Norte e Europa”, salientou.
“É possível que as mulheres nesses locais têm níveis de hormônios sexuais mais altos, que foram associados positivamente a cânceres relacionados a hormônios, como o câncer de mama”.
A análise incorporou 61 estudos publicados anteriormente sobre o assunto, abrangendo 3,9 milhões de participantes da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia.
Mulheres que trabalham à noite viram um risco aumentado de 41% de câncer de pele e um risco 32% maior de câncer de mama.
O índice de câncer gastrointestinal foi 18% maior em relação às mulheres que não trabalhavam em períodos noturnos.
Um subgrupo de enfermeiras também foi destacado no estudo, o qual mostrou que “aquelas que trabalharam no período noturno tiveram um risco aumentado de câncer de mama (58%), gastrointestinal (35%) e pulmão (28%) comparado àquelas que não trabalhavam à noite”.
Quando se falou especificamente sobre câncer de mama, o risco aumentou em 3,3% para cada cinco anos de trabalho no período noturno, segundo o estudo.
Trabalho noturno pode causar alterações hormonais e metabólicas
Pesquisas anteriores mostraram que o trabalho noturno pode interromper os ritmos circadianos do corpo, causando alterações hormonais e metabólicas que podem aumentar o risco de câncer, diabetes obesidade e depressão.
“Os resultados dessa pesquisa sugerem a necessidade de programas de proteção de saúde para mulheres que trabalham em turnos noturnos a longo prazo”, disse Ma.
“Trabalhadores que atuam em período noturnos devem realizar exames físicos regularmente e verificações de câncer”.
Fonte: Japan Today, AP Imagem: Bank Image