Motoristas estrangeiros se envolveram em 80% dos acidentes de kart em rodovias públicas na capital Tóquio ao longo de um período de 11 meses, aumentando as preocupações em relação à segurança sobre o veículo, o qual é cada vez mais popular entre os turistas do exterior, mostraram dados da Agência Nacional de Polícia na quinta-feira (1º).
Dos 50 acidentes que ocorreram entre 27 de março de 2017 e 26 de fevereiro deste ano, 43 envolveram motoristas estrangeiros.
O passeio dirigindo um kart é muito procurado pelos turistas estrangeiros, muitos dos quais usam roupas que lembram àquelas dos personagens do jogo da Nintendo, como o Super Mario.
O uso de capacetes ou cintos de segurança não é obrigatório e a velocidade permitida aos motoristas é de até 60Km/h.
Por nacionalidade, 15 motoristas envolvidos em acidentes vieram dos Estados Unidos, 10 da Coreia do Sul, 7 da China ou Taiwan e 6 da Austrália. Outros estrangeiros incluíram aqueles de Singapura, Canadá, Holanda e França.
Do total de 50 acidentes, 48 resultaram em danos à propriedade enquanto dois resultaram em ferimento ou morte.
Tendo em conta as preocupações, o Ministério dos Transportes decidiu intensificar as medidas de segurança ao revisar a lei e tornar o uso do cinto de segurança obrigatório.
Para dirigir um kart com motor de 20 a 50cc em rodovias públicas é preciso ter uma carteira de habilitação internacional ou emitida no Japão.
Empresas que trabalham com o aluguel de karts em áreas turísticas oferecem serviços em todo o país e há oito delas na capital.
Fonte: Mainichi Imagem: YouTube/Bloomberg