Devido a um sistema de baixa pressão que se desenvolveu rapidamente, as regiões de Hokkaido e Tohoku registraram fortes nevascas enquanto o arquipélago japonês presenciou ventos de primavera ferozes na quinta-feira (1º) que forçaram muitos cancelamentos de voos e interrupção dos serviços de trem-bala.
A agência de meteorologia alertou que a partir da manhã desta sexta-feira a parte sul de Hokkaido poderia registrar tempestades de neve tão fortes quanto àquelas que provocaram a morte de nove pessoas na província em março de 2013.
Na cidade de Date, um homem de 49 anos que se dirigiu a uma planta de energia eólica para remoção de neve desapareceu.
Outro homem, de aproximadamente 20 anos, teve a morte confirmada nesta sexta-feira (2) após ser encontrado inconsciente nos subúrbios de Tomakomai. Ele foi despachado até o local para resgatar um motorista que havia ficado preso na neve.
Na cidade de Shari, um ônibus transportando 40 alunos do ensino médio ficou preso no acostamento de uma rodovia na quinta-feira (1º). Um estudante sofreu ferimentos leves.
Por causa da neve na quinta-feira, um total de 320 veículos ficou temporariamente imobilizado na província.
O lado do Mar do Japão da província pode ser afetado pela pior tempestade de neve em vários anos e agência meteorológica pede às pessoas em Hokkaido que evitem sair de casa.
Fonte: NHK, Kyodo Imagem: ANN