Primeiro advogado brasileiro formado no Japão

É o que está próximo de acontecer com o nikkei brasileiro, criado somente pela mãe e formado em Aichi. Saiba mais sobre a história dele.

Aprovado no dificílimo exame, o futuro advogado brasileiro em frente ao Tribunal de Justiça de Nagoia (Sankei)

O jovem nikkei brasileiro de terceira geração, Renan Eiji Teruya, 26 anos, de Aichi, foi aprovado no difícil exame para se tornar advogado.

Publicidade

Parecido com o exame da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, o exame nacional no Japão tem índice médio de aprovação de apenas 22,5%. Segundo a lista dos aprovados, divulgada pelo governo, no ano passado foram apenas 1.543 pessoas em todo o país.

Mas o nikkei brasileiro conseguiu. Provavelmente será o primeiro brasileiro a obter o almejado broche para exercício da profissão. Renan já está em treinamento no judiciário, obrigatório, algo como estágio. Ainda este ano obterá seu sonhado registro de advogado, em Aichi.

Trajetória de superações

A mãe Regina, 45, e ele vieram ao Japão quando tinha apenas 8 anos. Os desafios começaram já na tenra idade. Aprender o idioma jamais visto ou falado, vida difícil da mãe trabalhando para sustentá-los e a companhia diária da tevê.

Renan estudou japonês intensamente. Conseguiu chegar ao colegial, se superando e vendo a mãe visivelmente cansada para o sustento e custeio dos estudos.

Broche do advogado tem balança da Justiça dentro do girassol e deve ser usado na lapela do terno (Assoc. dos Advogados do Japão)

“Quero me tornar advogado”, revelou seu sonho grandioso para o professor. “E ele compreendeu, por isso nutro gratidão”, disse Renan para o jornalista.

Conta que estudou 8 horas por dia durante 6 meses antes do vestibular para a Universidade de Direito de Nagoia (Aichi). Valeu a pena ter aberto mão de tudo, se concentrando nos estudos. Passou no primeiro vestibular, assim como foi aprovado no primeiro exame para advogado.

Como ele, muitos outros brasileiros buscam uma qualificação profissional. “Mas a discriminação ainda está enraizada, só a capacidade não basta”, lamenta o futuro advogado.

Seu desejo é atuar como advogado, tornando-se uma força para os estrangeiros. Também deseja que os jovens brasileiros no Japão voem alto com seus sonhos.

Fontes: Sankei e Aera
Fotos: Sankei e Nichibenren

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Caminhão basculante destrói Yoshinoya

Publicado em 10 de abril de 2018, em Acidentes

Um acidente grave foi registrado na manhã desta terça-feira, sem vítimas graves, mas acabou com a loja da rede Yoshinoya. Saiba mais.

O único ferido foi o motorista do caminhão, pois o funcionário da loja Yoshinoya saiu ileso (Asahi)

Um grande caminhão basculante invadiu a loja da rede Yoshinoya, de Odawara (Kanagawa), causando um grande susto no funcionário.

Publicidade

O acidente foi às 7h56 desta terça-feira (10), informado por um transeunte. Ele acionou a polícia para chamar o socorro.

De acordo com a delegacia de Polícia de Odawara, o caminhão basculante só parou porque os pneus da frente bateram nos assentos do estabelecimento.

Por causa do horário estabelecimento ainda estava fechado para o público. Havia apenas um funcionário fazendo os preparativos e ele não se feriu. A loja Yoshinoya ficou destruída.

O motorista do caminhão, de 69 anos, foi levado para o hospital.

O local é um cruzamento e a polícia está investigando a causa do acidente.

Acidente inacreditável (Asahi)

Fonte e fotos: Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão