A partir desta terça-feira para comprar produtos como queijos, natto, farinha, pães e lenços de papel será preciso desembolsar mais. Saiba os motivos.
Produtos alimentícios como queijos e natto mais caros a partir de maio (Asahi)
Depois de 3 anos os fabricantes de queijos expedirão seus produtos a partir desta terça-feira (1.º) com aumento de preços. Exceto a Meiji que reajustará os preços a partir do mês que vem.
Publicidade
Com a elevação do preço do leite, matéria-prima principal para fabricação do queijo, a MegMilk pratica aumento de 4% a 17%, a Morinaga de 6% e a Meiji, de 4% a 11%.
A elevação dos preços da soja fez com que os fabricantes Takano Foods, de 5 itens como natto, e Mizkan, de 10 diversos produtos alimentícios repassassem para o consumidor, na faixa dos 20%.
A farinha de trigo, essencial para os pães, também está mais cara e os fabricantes deverão fazer o repasse a partir do mês que vem. Como faltou uva-passa no mercado americano e o preço subiu, a Yamazaki deverá aumentar o preço dos pães por conta desse ingrediente e da farinha.
O lenço de papel também ficará mais caro. Tanto a Oji Nepia quanto a Daio Paper estão negociando 10% ou mais de aumento com os distribuidores.
Assim, na primavera deste ano, o orçamento familiar deverá ser afetado. Não só pelos preços dos alimentos e produtos alimentícios, como também de produtos do cotidiano. Tudo isso por conta da elevação dos preços das matérias-primas, mas também dos custos de logística.
Fontes: ANN, JNN e NHK
Fotos: Asahi