Izumo tem aumento de 41% de brasileiros

O número de estrangeiros vem subindo em Izumo, mas os brasileiros são grande maioria com 74% deles. Com isso, cidade se empenha no suporte.

A brasileira Camila faz palestra para os policiais de Izumo (Yomiuri)

O mês de julho deste ano fechou com 3.230 brasileiros residentes em Izumo (Shimane), com aumento de 937 em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Publicidade

Maioria absoluta na cidade, os brasileiros representam 74% dos estrangeiros. São seguidos pelos chineses com 7%, 6% de vietnamitas, 5% de filipinos, entre outros.

Grande parte dos residentes trabalha em uma indústria de tecnologia de ponta. Segundo a matéria do jornal Yomiuri, vêm sozinhos e depois trazem seus familiares. Ou, se mudam de outras províncias para a cidade, com sua família. Isso justifica o aumento da população verde amarela.

Esforços das autoridades locais

Consequentemente houve aumento de crianças estrangeiras que necessitam de reforço no aprendizado do idioma japonês. Em março eram 141 e em 22 de agosto são 174. As de língua portuguesa são 82% ou 142.

Diante da situação a cidade decidiu aumentar as horas de trabalho dos 16 instrutores japoneses a partir de outubro. Para muitas das crianças é a primeira vez que têm contato com o idioma japonês.

“Queremos apoiar as crianças para que não percam a autoconfiança por não conhecerem o idioma”, disse o responsável pelo Conselho de Educação da cidade.

Por outro lado a equipe de policiais da cidade também recebeu um reforço diferente. A brasileira Camila Ikiene ensinou o português básico e deu informações do perfil do seu povo.

A polícia comunitária japonesa costuma visitar os residentes do bairro. Como os compatriotas não têm esse costume, podem se assustar. Para que isso não ocorra, é importante dizer “bom dia, está tudo bem, não se preocupe”, orientou.

Fonte e foto: Yomiuri 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão está entre 5 locais candidatos para testar táxi voador do Uber

Publicado em 1 de setembro de 2018, em Sociedade

Os outros países candidatos são Austrália, Brasil, França e Índia. A seleção será finalizada dentro de seis meses, disse a Uber.

Uber escolherá um país dentre 5 candidatos para testar seu uberAIR (Uber Technologies via Kyodo)

A Uber Technologies Inc. disse na quinta-feira (30) que escolherá um país, dentre cinco incluindo o Japão, para testar seus serviços de táxi voador, com a meta de lançar a operação comercial em 2023.

Publicidade

Os outros países candidatos são Austrália, Brasil, França e Índia, disse a empresa. A seleção será finalizada dentro de seis meses e voos de demonstração poderão iniciar em 2020.

A Uber escolheu os cinco países com base em critérios como população e ausência de condições climáticas extremas. A empresa dos EUA disse que o Japão é um dos países com os mais avançados sistemas de transporte público.

Com Dallas e Los Angeles nos EUA já escolhidas, as três cidades serão as primeiras a sediar testes de serviços de táxi voador da Uber.

Barney Harford, diretor operacional da Uber, disse em Tóquio que o táxi voador, ou uberAIR, será um novo meio de transporte eficiente que economiza muito tempo.

A empresa planeja desenvolver carros elétrico voadores que poderiam decolar e pousar verticalmente com sua velocidade máxima a 320Km/h a altitude de 300 a 600 metros. O veículo poderia voar até 96Km com uma única recarga.

O Japão tem apoiado o desenvolvimento de carros voadores e lançou um conselho público-privado, com a esperança de que o novo veículo desempenhe um papel em áreas montanhosas e ilhas remotas, assim como na ocorrência de desastres naturais.

O conselho realizou sua primeira reunião na quarta-feira (29), com a participação de mais de 20 especialistas e empresas, incluindo a ANA, Subaru e Uber, com a meta de elaborar um mapa de estradas dentro de 12 meses e colocar os carros voadores em uso prático daqui a dois anos.

Fonte e imagem: Kyodo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão