Atleta brasileiro de Toyota traz título nacional para Aichi

O brasileiro adolescente, estudante ginasial e atleta conquistou a medalha de ouro no campeonato nacional, defendendo Aichi.

A mãe Karine Oka e o filho Vitor, campeão, recebidos pelo prefeito de Toyota (cedida)

O adolescente, estudante e atleta brasileiro Vitor Yusuke Fugii, 15 anos, nascido no Japão, foi recebido pelo prefeito Toshihiko Ota, da cidade de Toyota, em 22 de dezembro, para receber os cumprimentos pelo troféu de campeão nacional em arremesso de disco.

Publicidade

Vitor disse que pretende continuar se dedicando, pois suas metas são o campeonato da Ásia em 2025 e defender o Japão nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.

Enquanto pratica o esporte de poucos, Vitor é aluno do terceiro ano ginasial do Homi Chugakko na cidade de Toyota (Aichi). Ele sempre estudou em escola japonesa e seu gosto pelo esporte começou quando era criança, como goleiro aos 9 anos, e também praticou Taekwondo.

Aos 12 anos Vitor decidiu mudar para o atletismo por sugestão de um amigo de classe.

“Mãe, não continuarei na modalidade de corrida, entrou um professor novo e me apresentou o arremesso de peso e disco, e eu gostei”, relatou, dizendo que como é alto (1,79 metro) e forte (100kg) teria mais facilidade para se desenvolver nessa modalidade.

A empresária e mãe de Vitor, Karine Oka, depois ouviu: “Mãe, tenho uma notícia boa e uma ruim. Vou começar pela ruim. Você terá que comprar um outro tênis, apropriado pra essa modalidade”, sendo que ela tinha acabado de comprar um para corrida. “A boa é que o professor, brasileiro, quando estava no colegial fazia o mesmo esporte e como é o mesmo número, vai me emprestar. Por coincidência, até o kanji do sobrenome é igual”, disse Vitor.

Para a mãe, o Vitor é motivo de muito orgulho. “O esporte faz a criança se preparar para a vida”, diz Karine, por causa do foco, disciplina e cuidados pessoais.

As conquistas de Vitor no arremesso de disco

Com uma carreira ainda breve, Vitor já conquistou o inimaginável em tão pouco tempo. Começou a treinar em agosto de 2022 e logo participou de um campeonato de Nishi Mikawa, na cidade de Okazaki, onde sagrou-se vencedor em março de 2023, além de ter batido um recorde.

Em junho de 2023 foi a vez do campeonato da província de Aichi, novamente vencedor. No juvenil Under 16 Ken Junior Olympic em Nagoia, em setembro, venceu e garantiu o passe para o campeonato nacional realizado na província de Ehime em outubro, como representante de Aichi. Derrubou os 46 adversários das províncias e trouxe o troféu de campeão para a escola, para a cidade e para a província.

Os desafios e glórias do atleta campeão

Vitor com os pesos e como atleta de arremesso de disco participando de campeonato (cedidas)

Ao ler esse histórico de vitórias, parece ser simples. Não basta participar dos campeonatos, pois para sagrar-se campeão é necessário disciplina, força de vontade e muito treino. Ou seja, além das aulas regulares do ginásio e do bukatsu (atividade física), os treinos pesados são diários, pois ainda tem o jiu-jitsu.

É preciso assegurar boa alimentação, boas horas de sono (7 a 8 horas) e muito empenho. Arroz, feijão, salada, carnes bovina e de frango, e suplementos com whey protein, fazem parte da sua rotina.

Porém, toda essa dedicação e o troféu de campeão do país lhe renderam uma bolsa integral para os 3 anos do colegial em uma escola tradicional e forte no atletismo, através da escola onde estuda.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Greve da Jetstar Japan continua e pode prejudicar o feriado

Publicado em 28 de dezembro de 2023, em Sociedade

A Jetstar Japan continua sua greve por salários atrasados, ameaçando abranger a temporada de feriado de fim e início de ano.

Uma aeronave da Jetstar taxiando no Aeroporto de Kansai em Osaka (ilustrativa/banco de imagens)

A união trabalhista da companhia aérea de baixo custo (LCC) Jetstar Japan continua sua greve por salários atrasados, ameaçando abranger a temporada de feriado de fim e início de ano, visto que negociações com a companhia entram em crise.

Publicidade

A Associação de Tripulantes da Jetstar, uma união trabalhista formada por pilotos e tripulação de cabine da Jetstar Japan, iniciou a greve em 22 de dezembro, recusando-se a trabalhar devido a salários atrasados.

A união conduziu acordos coletivos com a empresa em 27 de dezembro, mas decidiu continuar a greve, declarando que “não houve progresso em resposta as suas exigências”.

A greve deve continuar como originalmente planejada até 7 de janeiro de 2024.

Com o auge do feriado se aproximando, cerca de 36 de 100 membros participantes, o número mais alto até agora, devem fazer greve nesta sexta-feira (29).

A Jetstar Japan explicou que 6 voos cancelados até agora eram devido à “doença e efeitos de greve”.

Como nenhum compromisso foi alcançado nas discussões com a união, a companhia planeja solicitar mediação da Comissão Central de Relações Trabalhistas, uma agência nacional que intervém em conflitos do trabalho, nesta quinta-feira (28).

“Continuaremos a fazer ajustes o quanto possível, mas nos casos de cancelamentos de voos, notificaremos através de nosso site”, comentou a companhia, levantando preocupações sobre o impacto em operações de voo.

Fonte: News on Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!