O passaporte japonês é agora o mais poderoso no mundo, ultrapassando o da Singapura, de acordo com dados divulgados na terça-feira (9).
De acordo com o Henley Passport Index 2018 divulgado em 9 de outubro, cidadãos japoneses podem visitar 190 destinos sem visto ou recebê-lo na chegada – o maior globalmente.
O passaporte japonês ultrapassou o da Singapura, o qual permite viagens a 189 destinos sem visto, após ganhar acesso livre a Myanmar no início deste ano.
O terceiro lugar é compartilhado pela Alemanha, Coreia do Sul e França, com seus cidadãos podendo entrar em 188 países sem visto. A França e a Coreia do Sul saltaram para o 3º lugar após ganharem livre acesso ao Uzbequistão e Myanmar respectivamente.
O Reino Unido e os EUA, ambos com 186 destinos abertos a seus cidadãos, caem da 4ª para a 5ª posição no ranking deste ano, já que nenhum ganhou acesso livre a um país novo sem visto desde o início do ano. Em 2015, os passaportes do Reino Unido e dos EUA eram o mais poderosos.
Na outra extremidade do espectro, o Iraque e o Afeganistão continuam no último lugar, no 106º. Os cidadãos de ambos os países têm acesso somente a 30 destinos sem visto.
Enquanto isso, os Emirados Árabes Unidos ficaram em 21º lugar, alta do 62º em 2006, fazendo com que ele seja o passaporte mais poderoso no Oriente Médio.
O Brasil tem o 16º passaporte mais poderoso do mundo, com seus portadores podendo visitar 171 destinos sem a necessidade de visto.
O Henley Passport Index, um ranking global dos passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus portadores podem visitar (acessar) sem visto, tem base em dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Ele é atualizado em tempo real e quando alterações em relação à políticas de visto entram em vigor.
Toque aqui para ver o ranking do Henley Passport Index.
Fonte: The Independent Imagem: Banco de imagens