Policiais em aeroportos na Índia estão sendo instruídos a sorrir menos.
Isso acontece por temores de que a animação pode levar a uma percepção de segurança relaxada e uma ameaça de ataques terroristas.
A Força Federal de Segurança Industrial do país, que é responsável pela segurança da aviação, quer que seu pessoal seja “mais vigilante do que amigável”.
Eles vão mudar de um “sistema de amplo sorriso” para um “sistema de sorriso suficiente”, disse o India Express.
Responsáveis acreditam que a simpatia em excesso coloca aeroportos sob risco de ataques terroristas.
O diretor geral da organização, Rajesh Ranjan, até disse que os ataques de 11 de setembro nos EUA ocorreram por causa de “uma confiança excessiva nos recursos amigáveis aos passageiros”.
Em outras ocasiões anteriores, oficiais da polícia indiana foram solicitados a melhorar seus padrões ou alterar seus comportamentos.
Em julho, a Polícia da Reserva do Estado de Karnakata disse aos seus oficiais que emagrecessem ou sofreriam suspensão de seus serviços.
E em 2004 policiais do estado de Madhya Pradesh foram pagos para deixar seus bigodes crescerem porque os chefes acreditam que isso os faz imporem mais respeito.
Em contraste, em outros lugares na Ásia, a polícia nepalesa contratou 600 instrutores para ajudar oficiais a ficarem mais amigáveis.
Fonte: BBC Imagem: Wikimedia