A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ divulgou na quarta-feira (21) as informações mais recentes sobre o fenômeno El Niño e suas consequências no inverno.
A tendência é de inverno mais quente do que a média anual, em todo o arquipélago, no período de dezembro deste ano a fevereiro de 2019. A previsão é de temperaturas mais elevadas que a média no oeste do país e iguais ou levemente mais altas no leste.
Porém, nesse período poderá vir uma frente fria provocando queda de temperatura temporariamente.
Natal branco?
É esperado que essa frente fria chegue entre meados de dezembro até a primeira quinzena de janeiro. Ainda não é possível prever se poderá ser no Natal ou nas festas de final e começo de ano.
Com inverno mais ameno há preocupações. Uma delas é que pode demorar para acumular neve nas estações de esqui. A outra é jamais se descuidar para quem mora nas regiões montanhosas.
Por causa do El Niño a corrente marítima chamada de kuroshio, tem possibilidade de aumentar a formação da pressão atmosférica típica do Japão chamada de nanganteikiatsu. Se coincidirem essa baixa pressão atmosférica com a frente fria há preocupação com neve pesada.
E, quando a temperatura se eleva, há risco de avalanche da neve acumulada nas encostas das montanhas. Por isso, é preciso ficar atento às informações meteorológicas.
Fontes: Weather News