Governo reforçará medidas para estrangeiros no caso de um grande terremoto em Tóquio

O ministério dos transportes informou que planeja intensificar as medidas para ajudar os visitantes estrangeiros no caso de um terremoto massivo em Tóquio.

Cruzamento de Shibuya (ilustrativa/banco de imagens)

O ministério dos transportes disse na terça-feira (29) que planeja intensificar as medidas para ajudar os visitantes estrangeiros no caso de um terremoto massivo em Tóquio.

Publicidade

A resistência a terremotos de aeroporto e linhas ferroviárias também será reforçada para garantir o rápido retorno dos visitantes estrangeiros aos seus países, enquanto mais placas com símbolos serão introduzidas para ajudá-los a localizar rotas e áreas de evacuação.

O ministério também planeja notificar os visitantes sobre a possibilidade de um terremoto em seu site para estrangeiros, visto que o governo japonês espera um fluxo de 10 milhões de pessoas do exterior durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.

De acordo com estimativas do governo, há uma chance de 70% de um terremoto de magnitude 7 ocorrer diretamente em Tóquio dentro dos próximos 30 anos e que no pior caso, o tremor poderia causar a morte de até 23 mil pessoas e destruir 610 mil casas e prédios.

Com a preocupação de que multidões vão se reunir em abrigos perto de áreas próximas aos locais de eventos olímpicos, o governo vai aumentar os estoques de mantimentos e preparar o transporte de produtos e pessoas via mar.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo também revisou seu plano de desastre referente a um terremoto de magnitude 8 a 9 ao longo da fossa Nankai (Nankai Trough) que se estende ao largo da costa da central do arquipélago até o sudoeste.

A probabilidade desse terremoto ocorrer dentro de 30 anos é de 70 a 80 por cento.

O governo planeja criar um sistema para garantir o transporte uniforme de produtos fundamentais para alívio de desastre e recuperação, além de buscar cooperação de empresas de logística e operadores de portos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mapa em tempo real mostra as contagens de pólen no Japão

Publicado em 2 de fevereiro de 2019, em Sociedade

O mapa exibe dados de 120 locais em todo o Japão coletados por instrumentos que medem a quantidade de pólen por metro cúbico.

Temporada de kafunsho se aproxima (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério do Meio Ambiente publicou na sexta-feira (1º) as contagens em tempo real de pólen suspenso no ar em todo o Japão, através de um mapa online.

Publicidade

O serviço estará disponível até o fim de maio no kafun.taiki.go.jp (toque para abrir).

“Quero que as pessoas usem o mapa e tomem medidas preventivas”, disse um representante do ministério.

O mapa, atualizado de hora em hora, exibe dados de 120 locais em todo o arquipélago, coletados por instrumentos que medem a quantidade de pólen por metro cúbico, de acordo com o ministério. O mapa também mostra a velocidade do vento e direção.

Dados para as regiões Kanto, Chubu, Kansai, Chugoku, Shikoku e Kyushu foram divulgadas primeiro, na sexta-feira, enquanto aqueles para Tohoku serão adicionados em 15 de fevereiro, seguida por Hokkaido em meados de março.

O sistema de observação, que foi nomeado como “Hanako-san” começou a operar em 2002 na região Kanto, expandindo a nível nacional em 2007.

Todos os anos os dados são divulgados para o público e as autoridades esperam que essas informações possam ajudar as pessoas a evitarem áreas com altas quantidades de pólen.

Fonte: Kyodo, Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão