No Japão existem 3 termos que indicam mudança. São 転出, 転入 e 転居. Para compreender o objetivo do levantamento é preciso entender a diferença entre elas.
Quando se muda para o mesmo bairro ou cidade da província é chamado de 転居 (lê-se tenkyo). Quando se muda para outra cidade ou província é 転出 (lê-se tenshutsu). E 転入 (lê-se tennyu) é quando se dá entrada na província, vinda de outra.
A agência de notícias Kyodo resumiu graficamente essas mudanças dos estrangeiros, em 2018, com base nas informações do governo, na quinta-feira (7). E constatou que o número de entrada dos estrangeiros em outras províncias superou o das mudanças dentro da própria.
A estatística geral dos japoneses e outros povos mostra que as mudanças de endereço para outra província ficaram basicamente em 8 delas.
As 10 que mais receberam novos moradores estrangeiros
No entanto, no caso dos estrangeiros foram observadas em 29 das 47 províncias, ou 60% delas.
A Kyodo analisa que essa situação de migração interna de estrangeiros é para a busca ativa de um bom trabalho com melhores condições, o qual está centrado na indústria manufatureira.
As mudanças dentro da própria província podem ser observadas em grande escala em Chiba, Fukuoka, Ibaraki e Tóquio.
Saitama, Kanagawa e Gunma foram as que mais receberam estrangeiros de outras províncias, em 2018. E, em menor escala, aparecem Shizuoka, Aichi e Shiga.
Esses números podem ser indicadores de novas ofertas nas 20 províncias em destaque.
Fonte: Kyoto Shimbun