Japão em alerta contra epidemia de rubéola

A rubéola é causada pelo Rubella vírus e é transmitida de pessoa para pessoa, por meio do espirro ou tosse, sendo altamente contagiosa.

Desde 3 de fevereiro, 367 casos de rubéola foram relatados (NHK)

Especialistas estão alertando contra uma grande epidemia de rubéola, ou Sarampo alemão, no Japão neste ano, com mais de 300 casos da infecção já relatados até agora.

Publicidade

De acordo com autoridades da saúde em todo o país, o número de casos de rubéola totalizou mais de 2.900 em 2018, sendo o segundo maior em cerca de uma década.

Desde 3 de fevereiro, 367 casos de rubéola foram relatados. Mais de 60% foram registrados em Tóquio e províncias vizinhas.

De acordo com o NIID- Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, uma epidemia de rubéola tende a durar por vários anos e um grande surto é antecipado e mais casos podem seguir.

Em dezembro o governo decidiu iniciar um programa de três anos com vacinações gratuitas em princípio para homens de 39 a 56 anos. O grupo dessa faixa etária não foi vacinado contra rubéola na infância e representou a maior parcela de casos relatados em 2018.

A rubéola é causada pelo Rubella vírus e é transmitida de pessoa para pessoa, por meio do espirro ou tosse, sendo altamente contagiosa. Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois de seu desaparecimento. Ou seja, uma pessoa pode transmitir a doença antes mesmo de saber que tem rubéola.

A doença também pode ser congênita, podendo ser transmitida de mãe para filho ainda durante a gravidez. Em janeiro, um bebê na província de Saitama foi diagnosticado com síndrome da rubéola congênita.

A síndrome da rubéola congênita acontece em bebês cuja mãe teve contato com o vírus da rubéola durante a gestação e que não foi tratada. O contato do bebê com o vírus da rubéola pode levar a várias consequências, principalmente no que diz respeito ao seu desenvolvimento, já que esse vírus é capaz de causar calcificações em algumas regiões no cérebro, além de surdez e problemas de visão, por exemplo.

Fonte: NHK, Tua Saúde, Minha Vida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brigadeiro: docinho Made in Brazil fácil de preparar e saboroso

Publicado em 13 de fevereiro de 2019, em Culinária

A receita em vídeo mostra sugestões de versões do brigadeiro, o docinho bem brasileiro, e queridinho das festas. Presenteie seus amigos japoneses!

Brigadeiro (Pixabay/Flickr)

Essa delícia à base de leite condensado e chocolate é tipicamente brasileira, da década de 40. O docinho logo ganhou popularidade depois de ter sido criado pelas mulheres paulistanas para apoiar o candidato brigadeiro Eduardo Gomes, à presidência da república.

Publicidade

Quem diria que um docinho de campanha pudesse se transformar em estrela das festinhas de aniversário? Também é usado para uma sessão de filmes em casa, como sobremesa e muitas outras variações como recheios, de colher, brigadeirão, entre outras.

Nas épocas festivas e comemorativas como Valentine’s Day, Natal ou Ano Novo, ele não pode faltar!

A receita é fácil, leva menos de 1 hora e rende 40 unidades. Que tal presentear seus amigos japoneses com esse docinho genuinamente Made in Brazil?

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado MOÇA® (lata ou caixinha)
  • 3 colheres de sopa de Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 xícara de chá de chocolate granulado

Modo de preparar

  • Coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó na panela, ainda sem ligar as chamas do fogão. Misture bem
  • Coloque no fogo e continue misturando
  • O ponto ideal é quando começar a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo
  • Pegue um prato, unte-o com a manteiga e despeje a massa quente
  • Espere esfriar
  • Depois de frio, passe manteiga nas mãos e enrole
  • Passe no chocolate granulado e coloque nas forminhas

Assista ao vídeo da Nestlé e veja as variações.

Bom apetite!

Se gostou da dica, compartilhe!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão