A imprensa local soube na terça-feira (9) que o corpo de uma baleia-jubarte ou baleia-cantora, foi resgatado pela Guarda Costeira de Tokushima.
Segundo informações locais, na tarde de 6 deste mês, os pescadores a viram já morta e flutuando, a 5Km do Porto de Pesca de Mugi (Tokushima).
A guarda costeira foi comunicada e cerca de 8 horas depois o corpo do mamífero marinho de 8 metros, já em estado de decomposição, chegou carregado no barco da patrulha, em Ebisuhama, na pequena cidade de Minami-cho, cerca de 3Km de Mugi-cho.
A província que administra o cais tratou de providenciar barricadas em torno do local de ancoragem, na segunda-feira (8).
De acordo com informações de um representante do Museu da Província de Tokushima as baleias-jubarte passam o verão nos mares das Ilhas Curilas, Rússia, ou Alasca. No inverno migram para as águas de Okinawa ou das Ilhas Ogasawara para reprodução.
Essa baleia tinha 8 metros, o que indica não ser adulta. O macho adulto mede cerca de 15 a 16 metros, enquanto a fêmea, de 16 a 17. Chegam a pesar mais de 35 toneladas.
Elas já foram avistadas nas águas de Tokushima em 2010 e 2015.
Fonte: Tokushima Shimbun