Juntos desde 1959 (Wikimedia/fukapon)
O imperador Akihito e a imperatriz Michiko marcam 60 anos de casamento nesta quarta-feira (10) com vários eventos comemorativos agendados durante o dia, antes da abdicação que ocorrerá no fim deste mês.
Publicidade
Com o filho mais velho do casal, o príncipe herdeiro Naruhito de 59 anos, ascendendo ao Trono do Crisântemo em 1° de maio, essa será a última vez que eles celebrarão o aniversário de casamento durante o reinado do imperador de 85 anos.
Em 1959, o então príncipe herdeiro Akihito se casou com Michiko Shoda, filha de um empresário, e ela se tornou a primeira plebeia a oficializar união com um herdeiro do trono imperial.
O imperador abdicará em 30 de abril, tornando-se o primeiro monarca japonês a deixar o trono em mais de 200 anos.
Embora o imperador e a imperatriz Michiko, de 84 anos, não participem, um grupo de legisladores interpartidários organizará um festival no fim do dia para celebrar o reinado de 30 anos de Akihito no Teatro Nacional de Tóquio.
O evento destacará uma apresentação de uma canção com base em poemas escritos pelo imperador e pela imperatriz, assim como músicos populares incluindo Yumi Matsutoya, MISIA e a dupla folclórica Yuzu.
O diretor de filmes Takeshi Kitano e Shinya Yamanaka, que ganhou o prêmio Nobel em fisiologia ou medicina em 2012 por desenvolver as chamadas células-tronco pluripotentes induzidas, devem fazer discursos congratulatórios.
O primeiro-ministro Shinzo Abe e Hiroaki Nakanishi, presidente da Federação de Negócios do Japão, ou Keidanren, estão entre as cerca de 1.800 pessoas que devem participar do festival.
Fonte: Mainichi