Um surto da cepa O157 da bactéria Escherichia coli (E.coli) em uma creche na cidade de Nagaokakyo (Quioto) no mês passado causou a morte de uma criança e outras quatro foram infectadas, disseram representantes do governo local.
De acordo com o governo municipal de Nagaokakyo, um menino e duas meninas, todos de 5 anos de idade, na creche municipal Takinocho, apresentaram sintomas como náusea e diarreia em 15 de abril e foram diagnosticadas com a O157.
Uma das meninas foi hospitalizada três dias depois. Ela sofreu síndrome hemolítico-urêmica, que pode causar insuficiência renal, e morreu em 30 de abril.
Duas outras crianças na instalação também foram infectadas com a O157.
Das quatro crianças que sobreviveram, três já se recuperaram e a condição de saúde de outra está melhorando.
A creche oferece refeições às crianças que estão a seus cuidados. No entanto, visto que somente cinco foram infectadas com a bactéria, o centro de saúde local acredita que há uma mínima possibilidade da infecção ter sido causada pela comida servida na instalação de cuidados e está investigando as rotas das infecções.
Um total de 97 crianças entre 1 e 5 anos estão matriculadas na creche. O local foi temporariamente fechado em 24 de abril, mas retomou as operações em 7 de maio.
Fonte: Mainichi