Uma cerimônia foi realizada no domingo (26) para marcar o 50º aniversário da abertura completa da via expressa Tomei – Tomei Expressway – que tem 347Km e conecta o distrito de Setagaya (Tóquio) e a cidade de Komaki (Aichi).
No evento, realizado na service area Ashigara da via expressa na cidade de Oyama (Shizuoka), adjacente a Aichi, participantes, incluindo Saori Yoshida, medalhista de ouro olímpica por três vezes em luta livre feminina, inaugurou um monumento comemorativo com um design do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão.
A Tomei Expressway começou a funcionar parcialmente em abril de 1968 e abriu integralmente em 26 de maio de 1969. Desde então, a artéria central continua a sustentar o movimento de pessoas e produtos.
Os efeitos econômicos cascata em consequência da via expressa ao longo dos últimos 50 anos são estimados em cerca de 60 trilhões de ienes, de acordo com a Central Nippon Expressway, ou Nexco-Central, que opera a rota.
Após 50 anos, no entanto, a via expressa enfrenta agora uma necessidade urgente por renovações de suas instalações, incluindo túneis, que são antigos, e a Nexco-Central iniciou um programa de reparos em grande escala.
Fonte: Jiji