Um aparelho que atenua a queda de cabelo durante tratamentos de câncer foi reconhecido como equipamento médico e provavelmente será introduzido no Japão em julho.
O Paxman Scalp Cooling System da Century Medical é o primeiro equipamento do tipo a receber o reconhecimento.
O equipamento aplica um líquido a uma temperatura de 4 graus negativos através de uma touca específica na cabeça do paciente.
A temperatura do couro cabeludo se mantém baixa desde o início da administração de medicamento anticâncer até depois do fim da terapia.
O resfriamento abranda os efeitos negativos de medicamentos anticâncer nas células que produzem fios de cabelo.
Certos tipos de agentes anticâncer causam queda de cabelo nos pacientes. O efeito colateral é descrito como um dos mais traumáticos associados à terapia.
“Alguns pacientes se recusam a receber tratamento com medicamentos anticâncer simplesmente porque eles não podem suportar a queda de cabelo”, disse o cirurgião de glândulas mamárias Shozo Osumi que trabalha no Centro de Câncer de Shikoku em Matsuyama.
“O efeito de preservação de cabelos do (novo) equipamento não é inteiramente suficiente, mas é uma boa notícia que ele tenha sido aprovado”.
Em um experimento clínico para pacientes com câncer de mama no Japão, dois médicos confirmaram que oito de 30 que receberam o líquido resfriado, ou 26,7%, não precisaram usar perucas porque menos de 50% de seus cabelos foram perdidos durante o tratamento.
O equipamento de resfriamento do couro cabeludo foi aprovado para pacientes com tumores mamários e outros tipos de tumores sólidos.
Algumas instalações médicas já conduziram experimentos clínicos do equipamento.
A Century Medical quer que o uso clínico do sistema seja coberto pelo seguro público de saúde, mas tais detalhes, como o valor de custo para os pacientes, ainda precisam ser decididos.
Fonte: Asahi