O furacão Dorian tocou o solo no nordeste das Bahamas no domingo (1º) como uma monstruosa tempestade categoria 5 com ventos sustentados de até 285Km/h.
A tempestade “extremamente perigosa” é o furacão mais forte no registro moderno na área, informa o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Os residentes de Grande Bahama vinham evacuando do caminho previsto do furacão.
Uma maré de tempestade poderia ser fatal e de até 7 metros de altura em alguns lugares, alertam autoridades.
Foi reportado que áreas das ilhas Abaco estavam debaixo d’água depois da tempestade ter tocado o solo em Elbow Cay logo após o meio-dia de domingo (1º).
Os residentes das Bahamas postaram imagens mostrando as águas engolindo algumas casas.
Vídeos também mostram barcos virados flutuando em águas cheias de detritos.
O Dorian está se deslocando a uma velocidade de 11Km/h e deve continuar a se mover pela ilha de Grande Bahama no fim de domingo até esta segunda-feira (2), fuso local.
Autoridades fecharam alguns aeroportos em ilhas remotas, mas o principal complexo aeroportuário internacional continuou aberto no domingo.
O furacão deve se mover para mais perto da costa leste da Flórida no fim de segunda-feira até a noite de terça-feira (3), hora local.
Furacões, que variam da categoria 1 a 5 na escala Saffir-Simpson, tendem a ficar mais fortes à medida que se movem sobre águas mais quentes como aquelas ao largo da costa da Flórida.
E os EUA?
O presidente Donald Trump cancelou uma viagem planejada à Polônia e se encontrou com oficiais da gestão de emergência.
Ele disse aos repórteres no domingo que a tempestade “parece monstruosa” e que a costa leste dos EUA “será maximamente impactada e parte dela de forma muito, muito grave”.
O caminho exato do Dorian continua incerto, mas um estado de emergência foi declarado nos EUA para 4 estados: Flórida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.
O presidente Trump também emitiu um estado federal de emergência para a Flórida, e o governador do estado, Ron DeSantis, ativou 2.000 membros das tropas da Guarda Nacional, com outros 2.000 à disposição.
Ordens de evacuação foram emitidas em áreas de costeiras da Flórida e Carolina do Sul.
Fonte: BBC