O forte tufão Faxai que atingiu a região Kanto no dia 9 deste mês foi danoso também para as aves de pequeno porte, em Saitama.
Segundo a informação da província, na quarta-feira (11), como foram encontradas muitas mortas foi realizado o exame para verificar se era gripe aviária. O resultado em todas as amostragens foi negativo.
Só na cidade de Kuki foram recolhidos das ruas mais de mil pardais e uma parte de estorninhos. Em Fujimino foram 870, e no total da província a soma foi de 2.983 passarinhos mortos.
“Eles podem ser sido jogados contra a parede pelas rajadas de vento e também devem ter sofrido com a queda da temperatura corporal por causa da chuva e vento frio”, explicou sobre as possibilidades. O responsável da província ainda emendou “nunca vi ou ouvi falar de mortes em massa”.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Kumagaya, a velocidade instantânea máxima do vento foi de 28,4m/s em Tokorozawa, às 4h do dia 9. Nas cidades de Saitama e Kuki foram observadas rajadas de vento de até 27,5 e 21,9m/s, respectivamente.
Fontes: Asahi e Mainichi