Com graves danos provocados pelo 15.º tufão do ano, o qual atingiu a província de Chiba, o governo local abriu um serviço de consulta aos estrangeiros residentes, em 13 idiomas, através do Centro de Intercâmbio Internacional.
São em inglês, chinês, coreano, tailandês, nepalês, hindi, tagalog, espanhol, português, vietnamita, russo e indonésio, além do japonês fácil.
Também está divulgando informações para os estrangeiros que foram vítimas dos danos causados pelo tufão na página do Facebook (toque aqui para abrir).
Está fornecendo informações sobre onde tomar banho, o que fazer com o lixo, como proceder para obter o certificado de vítima do desastre (り災証明, lê-se risai shomeisho) e outras.
Para quem teve danos significativos na residência
O governo da província decidiu disponibilizar apartamentos sob sua gestão, dos complexos residenciais chamados de Ken-ei Jutaku, por 6 meses gratuitamente, para os residentes que tiveram danos significativos nas suas moradias.
A inscrição já está aberta e serão cedidos por ordem de chegada. Por enquanto são poucos os apartamentos disponíveis, mas pretende aumentar.
Também anunciou que usará 7 hotéis e pousadas como abrigo temporário. A prioridade será para idosos e pessoas com deficiência.
Para mais informações, os estrangeiros podem ligar durante a semana, das 9h às 16h para o número de telefone 043-297-2966.
Fontes: NHK e JNN