O grupo de pesquisas da Universidade de Osaka, liderado pelo professor Sawa Yoshiki, estuda métodos de tratamentos para recuperação de funções cardíacas através de células do miocárdio feitas de células-tronco, que foram arranjadas em formato de “folha”.
O grupo pedirá a aprovação do governo japonês para realizar uma cirurgia experimental de transplante da “folha” feita de células do coração em paciente com sintomas graves de insuficiência cardíaca.
A cirurgia feita com a “folha de miocárdio” já foi aprovada pelo comitê responsável da Universidade de Osaka. Atualmente, os cientistas do projeto estão realizando os trâmites para o pedido de aprovação do governo japonês.
Em maio do ano passado, o tratamento havia recebido a aprovação do governo como “pesquisa clínica” para averiguar se o transplante não acabaria causando um tumor no paciente.
Contudo, a instalação de cultivo de células da universidade foi danificada em junho do ano passado devido ao Terremoto de Osaka de 2018, o que causou atraso na execução da pesquisa.
Devido a esse problema, o grupo decidiu avançar as pesquisas para também confirmar a segurança e a viabilidade da cirurgia para ser utilizada em tratamentos que podem receber o desconto do seguro de saúde.
Esta será a primeira cirurgia de coração com células-tronco no mundo. Se o tratamento for aprovado, o primeiro paciente será operado ainda neste ano fiscal.
Fonte: NHK News